HISTÓRIA DAS COLETÂNEAS

AS COLETÂNEAS PAULISTAS

(capítulo do livro "SOBRAMES PAULISTA - compêndio dos seus vinte anos de história - 1988/2008" - autores: Helio Begliomini, e Marcos Gimenes Salun - 292 páginas - Editora RUMO EDITORIAL - SP - 2008)

        A publicação de coletâneas literárias pode surgir por vários motivos, desde o desejo ou necessidade de se reunir trechos seletos de várias obras num único compêndio, até o de fazer convergir num único volume os textos de autores com algum objetivo em comum. Talvez o próprio título da primeira coletânea publicada pelos autores da SOBRAMES-SP já defina bem sua motivação: “Por um lugar ao Sol”. 
      Antes, porém, de falar sobre ela, é bom que se faça uma pequena distinção entre as publicações da SOBRAMES-SP, quais sejam as Antologias e as Coletâneas.
As ANTOLOGIAS, tratadas no capítulo seguinte deste livro, referem-se a obras cujo fulcro é a coleção de textos em prosa e/ou verso, de determinados autores, organizados, no caso da SOBRAMES-SP, pelo critério de prévia seleção e publicação nos suplementos literários da associação em determinado período.
Já as COLETÂNEAS, tratadas neste capítulo, referem-se a obras onde os autores se reúnem com um objetivo comum, qual seja, o de publicar um livro, e quotizam entre si as despesas de tal publicação, fazendo assim surgir uma obra literária. Dela participam todos os que concordarem com as regras previamente estabelecidas para a divisão de despesas de publicação, cabendo a cada autor contribuir com sua quota-parte tanto financeira quanto intelectualmente. Regra geral, cada autor participa com os melhores textos que puder, dentro do que for mutuamente combinado, para que sua quota contribua com o sucesso da obra da qual participa.
No caso da SOBRAMES-SP, os escritores têm como denominador comum o fato de pertencerem a um grupo reunido com o objetivo de fazer literatura de maneira descompromissada, diletante e apaixonada, sob os auspícios de uma entidade que faz da literatura um adorável passatempo.
  Com essas tintas e uma tela em branco vinte artistas da palavra resolveram criar, em 1990, uma tela comunitária, onde pudessem expressar suas paixões, seus desejos, suas aventuras, suas histórias do cotidiano, enfim, as suas mais infinitas nuances da trajetória de vida. Deram-lhe o apropriado nome de “Por um Lugar ao Sol”.
Assim surgiam as primeiras pinceladas de um quadro que foi se tingindo de matizes ao longo dos vinte anos seguintes. Foram várias telas, cada qual com seu tom, qual uma com sua coloração específica. A série de coletâneas publicada pela SOBRAMES-SP que começou em 1990 com o propósito de buscar seu lugar ao sol, não parou mais de lutar pelo seu objetivo.
Desde então já foram produzidas NOVE edições (até 2006), estando em formatação, no momento do fechamento desta edição do livro que pretende registrar os fatos mais marcantes dos  primeiros 20 anos da Sobrames-SP, a publicação da DÉCIMA coletânea, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro de 2008. A obra, que no início parecia ter receio de se impor, acabou ganhando periodicidade regular, sendo até hoje publicada, bi-anualmente, nos anos pares.  Outro padrão foi a adoção de um nome de batismo. “A Pizza Literária”, seguido do número sequencial da “fornada”, acabou sendo um nome de família.
     ***No momento do fechamento da edição deste livro já haviam sido lançados os primeiros convites para adesão de escritores que queiram fazer parte da 10ª Coletânea da Sobrames-SP, que sem dúvida nenhuma é mais um marco histórico na trajetória dessa confraria de escritores. Ficam aqui registrados os convites publicados nas edições do jornal “O Bandeirante”, a partir de fevereiro de 2008. Os detalhes desta obra, no entanto, somente serão registrados numa oportuna atualização deste modesto trabalho ou na sua continuidade, quando de nova efeméride desta importância. Veja nas páginas seguintes uma breve sinopse de cada uma das nove “telas” denominadas “COLETÂNEAS” já produzidas pelos escritores da Sobrames-SP ao longo desses primeiros vinte anos de sua trajetória no Estado de São Paulo.


 ******************************
NOTA de atualização:
*** No momento do fechamento da edição do livro " SOBRAMES PAULISTA - compêndio dos seus vinte anos de histótia - 1988/2008" de autoria de Helio Begliomini e Marcos Gimenes Salun, do qual foram transcritas estas informações haviam sido lançados os primeiros convites para adesão de escritores que desejassem fazer parte da 10ª Coletânea da Sobrames-SP. O resultado foi muito positivo e sem dúvida nenhuma foi mais um marco histórico na trajetória dessa confraria de escritores.  
Veja na página EDIÇÕES ANTERIORES deste BLOG uma breve sinopse de cada uma das onze “telas” denominadas “COLETÂNEAS” já produzidas pelos escritores da Sobrames-SP ao longo desses primeiros vinte e quatro anos de sua trajetória no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário